Translate

sábado, 22 de novembro de 2014


Poucas palavras, tudo o que precisa ser dito.

Tudo pode ser dito de muitas maneiras, tudo pode ser debatido e refletido conforme a disposição e intelecto de quem dispõe-se a dizer, ou escrever. Um Livro pode ensinar muito mesmo quando não tem esta finalidade, ou pode apenas contar uma historia. Um livro pode leva-lo a outro país, pode leva-lo a conhecer museus, cidades, jardins, etc., podem até mesmo lhe ensinar a amar, outros podem leva-lo apenas ao Boteco da esquina. A poesia só pode leva-lo a um lugar, e este lugar é "você mesmo".

Mas existem pequenas coisas, gestos e frases, que podem dizer muito mais do que o aprendizado de uma vida toda. Certa vez, em certa fase de minha vida, ainda adolescente, eu estava na pior... Devia ter uns 17 anos, não tinha emprego e havia abandonado os estudos. Lembro-me de estar passando por uma crise existencial, do qual não entendia o porquê, de ter que seguir os dogmas da sociedade. Porque o meu comportamento devia ser assim ou assado, porque eu deveria fazer isso e não fazer aquilo, porque eu deveria agir deste modo e não de outro, sendo que na maioria das vezes eu não sentia que deveria seguir aquilo, que não cabia em mim ser daquele modo ou agir daquele modo. Eu era uma igreja em formação, mas meus alicerces precisavam de um reforço espiritual, e tudo o que eu vera até ali, não me reforçavam em nada, eu só acumulava duvidas. Não existia em meu circulo familiar, social e educacional alguém que pudesse me dar respostas, deste modo, o abandono em busca de mim mesmo se deu, mas como eu, sozinho, poderia descobrir o que eu, sabotando-me, martirizei-me para descobrir.

Foi assim que, por obra do acaso, ou destino, ou de Deus, que a resposta para todas as minhas perguntas surgiu em minha frente. Era uma manhã qualquer, e eu esperava minha namorada em frente à escola, foi então que alguém, do qual eu não me lembro, mostrou-me uma única frase, ele(a) havia aprendido naquele dia ou sei lá por qual motivo estava escrito em seu caderno, mas quando eu a li, tudo se iluminou. Esta frase foi e é até hoje, o livro mais completo que já li,  nada me ensinou mais sobre tudo na vida, no Universo e tudo mais, do que estas quatorze palavras ditas a mais de 2.300 anos A.C, pelo Filosofo Grego Aristóteles.

Ela moldou meu caminho, fez-me o homem que sou, todos os delírios, valores e paradoxos atemporais do qual prezo e valorizo, vieram destas palavras. Ela me ensinou entre outras coisas, Respeito, Tolerância, Humildade, Discernimento, Compreensão e acima de tudo, Igualdade, entre outras coisas...
Ressalto! "O LIVRO MAIS COMPLETO QUE JÁ LI EM TODA A MINHA VIDA.


"O homem, é senhor de sua vontade, mas somente um escravo de sua sabedoria..."

Aristóteles.
Luciano Andrade PATCHANNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário